Blog

A importância da religião familiar

  • Artigos

— Escute, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.Portanto, ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e com toda a sua força.Estas palavras que hoje lhe ordeno estarão no seu coração.Você as inculcará a seus filhos, e delas falará quando estiver sentado em sua casa, andando pelo caminho, ao deitar-se e ao levantar-se.Também deve amarrá-las como sinal na sua mão, e elas lhe serão por frontal entre os olhos.E você… Continue a ler »A importância da religião familiar

Uma chance para o lamento

Talvez você já tenha assistido a animação da Pixar chamada Inside Out (“Divertidamente”, no Brasil). Boa parte desse filme se passa dentro da cabeça de uma garota de 11 anos, Riley, e os principais personagens são as suas emoções – Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojinho – que a conduzem enquanto ela passa por sua primeira grande crise: uma mudança com seus pais para uma nova cidade. Há muitos elementos nesse filme que refletem verdades cristãs, como o fato de que somos… Continue a ler »Uma chance para o lamento

Quando um irmão pecar contra você

O que você faz quando um irmão peca contra você? Como você lida com a ofensa vinda de seu irmão na fé? O modo como você lida com o pecado cometido contra você diz muito a respeito de seu relacionamento com Deus. As duas coisas são tão ligadas que Jesus, em sua oração dominical, faz a seguinte petição: “perdoa as nossas dívidas, assim como temos perdoado aos nossos devedores” (Mt 6.12). O que você deve fazer quando irmãos na fé… Continue a ler »Quando um irmão pecar contra você

O convite de Jesus

Para muita gente, religião é algo que dá trabalho. Afinal, há muita coisa a ser feita. Há atividades, devoções, programações e eventos que precisam ser planejados e executados. Há preceitos que devem ser seguidos e mandamentos a serem obedecidos. E tudo isso, deve-se admitir, pode se tornar uma canseira! Não é a toa que muitas vezes ficamos, de fato, cansados de fazer o bem (Gl 6.9; 2Ts 3.13; Sl 73). Mas quando nos deparamos com o convite feito por Jesus… Continue a ler »O convite de Jesus

O que é preciso para ser um discípulo?

Os seguidores de Jesus eram chamados de discípulos. Nos tempos de Jesus a relação entre mestre e discípulos era algo bem recorrente. Se você quisesse se tornar um mestre da Lei, você teria de estudar a vida inteira a fim de ser qualificado. E depois, você ainda teria de encontrar um mestre renomado e provar a ele que vale a pena ter você como discípulo. Contudo, o discipulado de Jesus era de um tipo bem diferente. Ele não se parecia… Continue a ler »O que é preciso para ser um discípulo?

O papel da tradição [2]: um termo com muitos sentidos

O termo “tradição” adquiriu muitos sentidos ao longo da história. Essa é uma palavra que sem definição pode trazer muita confusão. Segundo Lane, tradição pode significar: a) a soma total da herança cristã, sendo a Escritura apenas um item dessa tradição; b) o processo de tradição, o ato de entregar essa herança, o que é chamado de tradição ativa; c) escritos e práticas não derivadas da Escritura, herdadas do passado, o que é chamado de tradição suplementar.[1] Godfrey também analisa… Continue a ler »O papel da tradição [2]: um termo com muitos sentidos

O papel da tradição [1]: introdução

A tradição cristã é o testemunho cristão que se coaduna com a mensagem apostólica autorizada por Cristo. Ela é de suma importância para a propagação e manutenção da mensagem cristã, conforme exposta na Escritura. Mas apesar de toda essa importância, o tema da tradição cristã no meio protestante costuma ser relegado à marginalidade. No meio evangélico a ênfase sobre a tradição é mais negativa que positiva. Afirma-se, corretamente, que a tradição não é autoridade absoluta, a Escritura o é. Afirma-se… Continue a ler »O papel da tradição [1]: introdução

Quando o sol se põe: um olhar sobre o ressentimento

Uma das passagens mais conhecidas a respeito da ira é Efésios 4.26. Ali, Paulo diz que não se deve “deixar o sol se pôr sobre a ira”. A ira deve ser resolvida no mesmo dia, não se deve deixar para o dia seguinte. Mas o que acontece quando se deixa para o dia seguinte? O que acontece quando ela é internalizada e torna-se uma hostilidade silenciosa? E qual é, pois, a solução para isso? O que é ressentimento O ressentimento… Continue a ler »Quando o sol se põe: um olhar sobre o ressentimento

A Reforma Protestante e o papel da tradição

Neste dia da Reforma Protestante, quero compartilhar aqui um pouco da minha pesquisa recente, feita para a monografia, a respeito do papel da tradição no pensamento da Reforma Protestante. Uma acusação feita aos protestantes, tanto por parte do catolicismo romano quanto por historiadores seculares, é a de que a doutrina do Sola Scriptura teria aberto as porteiras para a interpretação individualista e subjetiva das Escrituras, e assim pulverizado a unidade da igreja. É argumentado que essa doutrina significou o abandono… Continue a ler »A Reforma Protestante e o papel da tradição

Servindo a Deus em tempos de crise

Muitas vezes passamos por períodos de crise. Pode ser uma crise financeira, um período de desemprego, uma crise familiar, conjugal ou mesmo vocacional. E muitas vezes somos chamados por Deus para realizar uma tarefa difícil num tempo de crise. Talvez seja assumir um ministério na igreja, criar um filho especial, ou mesmo ser agente de reconciliação em meio a um grande conflito. Isso pode ser bastante esgotador. Afinal, como é possível permanecer fiel e obediente mesmo em tempos em que… Continue a ler »Servindo a Deus em tempos de crise