Você já fez suas resoluções para 2019? Para muitos o ano novo traz uma esperança de recomeço e com ela a empolgação para traçar novas metas e objetivos. Isso é algo bom e saudável. Contudo, para outros (eu me incluo aqui) o ano novo traz a lembrança de que o ano que se passou não foi tão bem como se esperava. A empolgação do ano anterior não durou sequer um trimestre. Fizemos resoluções e logo nos esquecemos delas. Traçamos objetivos e eles se perderam no caminho. E aquela dieta? E a rotina de exercícios? E o devocional diário? Só nos resta a frustração…
É bem verdade que não há nada de mágico na passagem de um ano para o outro. Nada na vida simplesmente muda apenas porque o ano mudou de 2018 para 2019. O que precisa mudar, então, não é apenas o que fazemos, mas sobretudo o que, de fato, somos.
Nesse sentido, a Bíblia nos dá uma verdadeira esperança de recomeço. A Palavra de Deus é capaz de transformar pessoas, pois é provisão de Deus para uma vida piedosa (2Pe 1.3-8 ). Se queremos, de fato, viver uma vida diferente, precisamos valorizar a Escritura. No Salmo 19 nós temos três razões para valoriza-la. Vejamos:
A Palavra de Deus nos revela quem Deus é (v. 7-9). A Palavra de Deus é perfeita, fiel (v. 7), reta, pura (v. 8), límpida, eterna e justa (v. 9). E, por isso, ela nos mostra a perfeição, fidelidade, retidão, pureza, eternidade e justiça de Deus. Se queremos conhecer quem Deus é devemos nos voltar para sua Palavra.
A Palavra de Deus é transformadora (v. 7-11). Ela é capaz de mudar quem somos, nos transformando de dentro para fora.[1]
A Palavra de Deus restaura a alma (v. 7). Ela é suficiente e pode, portanto, transformar o nosso coração, ou seja, tudo aquilo que pensamos, sentimos e desejamos.
A Palavra de Deus dá sabedoria (v. 7). Ela é confiável e nos auxilia a tomar decisões sábias que glorificam a Deus. Ela é capaz de tornar sábio quem precisa de sabedoria.
A Palavra de Deus alegra ao coração (v. 8). Ela contém os preceitos de Deus, para os quais fomos feitos para viver. Ela é capaz de dar alegria ao coração angustiado e abatido.
A Palavra de Deus ilumina os olhos (v. 8). Ela é capaz de iluminar o nosso caminho, tirando-nos da escuridão e ignorância. Ela pode nos dar compreensão das coisas espirituais.
A Palavra de Deus nos dá temor de Deus (v. 9). A Palavra de Deus nos ajuda a crescer em amor e reverência para com Deus.
A Palavra de Deus é justa e valiosa (v. 10-11). O que Deus decide é justo e bom e viver sob seus preceitos é muito melhor do que viver sob o domínio do pecado. Mesmo que o pecado lhe dê muita riqueza e prazeres, a Palavra de Deus lhe dá coisas muito mais valiosas.
A Palavra de Deus nos conduz a uma vida de integridade (v. 12-14). Ela é capaz de revelar nossos pecados ocultos (v. 12), nos guardar de pecar presunçosamente (v. 13) e de tornar aceitáveis ao Senhor o que somos por dentro e por fora, isto é, as “palavras dos lábios” e o “meditar do coração” (v. 14). É por isso que Pedro diz que já “nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude” (2Pe 1.3 ). Deus se revelou. Podemos conhecê-lo em sua Palavra. E, por esse conhecimento, somos transformados e podemos agora viver uma vida de integridade.
Nesta primeira semana do ano, eu faço um desafio a você: leia a Bíblia em 2019. Dedique tempo no conhecimento de Deus. Comece um plano de leitura! Reserve um tempo diário para a leitura e oração! Faça isso e veja Deus transformar sua vida por meio da Palavra. Desse modo, 2019 de fato representará um recomeço em sua vida!
Postado primeiro no site da Igreja Presbiteriana do Campo Belo.
[1] MACK, Wayne A. The sufficiency of Scripture in Counseling, The Master’s Seminary Journal, v. 9, n. 1, p. 63–84, 1998, p. 78.