Você tinha planos para este ano? Algum projeto seu foi frustrado pela pandemia? Você às vezes sente que trabalhou por nada? Veja, às vezes acontecem coisas que nós não esperamos, e que estavam fora de nossos planos. Nessas horas, podemos nos sentir frustrados, e até mesmo desamparados. O que a Bíblia tem a dizer sobre isso?
1 Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem.
3 Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão.
4 Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade.
5 Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta.
Salmo 127
O que o Salmo 127 nos mostra é que Deus está envolvido em todos os aspectos da nossa vida. É ele quem nos sustenta. É ele quem nos mantém. Nossa segurança depende, em última instância, de Deus. Alguns reconhecem isso. Outros não. E isso faz uma baita diferença na vida! Reconhecer ou não reconhecer a provisão de Deus é a diferença entre ser bem-aventurado, ou não.
Edificando sem o Senhor (v. 1-2)
Como é a vida daquele que não reconhece a provisão de Deus? Como é a vida daquele que tenta edificar a sua vida sem o Senhor? O salmo nos diz que todo o seu esforço é inútil.
Primeiro, ele nos diz que é vã a sua tentativa de edificar uma casa. Bem, esse salmo foi escrito por alguém que entende do assunto. Você deve se lembrar que Salomão, filho de Davi, foi quem liderou as construções do templo de Jerusalém. Ele tinha milhares de trabalhadores sob sua liderança, engajados numa obra de proporções gigantescas! Mas o próprio Salomão diz que tudo isso é inútil, se Deus não estiver edificando aquela obra. Ainda que tenha milhares de trabalhadores, e muita madeira vinda do Líbano, se Deus não estiver edificando também, é tudo em vão!
Quantos planos você fez para este ano de 2020? Quantos projetos, ideias, resoluções você tinha, e que foram por água abaixo por causa dessa pandemia? Eu mesmo me lembro dos planos que tracei e das reuniões de planejamento que participei ainda no início deste ano. Bem, sabemos que Deus tinha planos diferentes. É claro que você não deve deixar de planejar. Mas planeje sabendo que, no fim das contas, tudo depende da provisão de Deus.
Ele também diz que, sem Deus, é vã qualquer tentativa de se garantir segurança. O salmo fala aqui de uma sentinela, um guarda que fica no portão de uma cidade, vigiando a fim de proteger a cidade de inimigos. O que vemos aqui é que somente Deus pode garantir segurança e bem estar, principalmente quando se trata de uma nação. Tudo isso é impossível de se alcançar, se Deus não estiver guardando a cidade. E, novamente, quem escreveu esse salmo é um entendido do assunto. Foi durante o reinado de Salomão foi que o reino de Israel viveu a sua “era de ouro”. Durante seu reinado, a economia ia muito bem! As relações internacionais eram excelentes! Mas Salomão sabia que tudo isso era graças a Deus, e não graças a ele.
Isso é algo que muitos presidentes de hoje em dia estão tendo de reconhecer. Nações poderosas agora estão se curvando perante um vírus minúsculo. Você pode ter muitas armas. Você pode ter o melhor exército. Mas, se Deus não garantir a segurança desse reino, de nada adianta. Você pode ter até mesmo o melhor governante no poder, mas se Deus não estiver guardando, nada disso basta. Somente o Reino de Deus, somente a Cidade Celestial, é indestrutível, e durará para sempre. Todo o resto ruirá. Isso vale para nós também. É claro que você deve se cuidar. É claro que você deve zelar pela sua segurança e de sua família. Mas faça isso sabendo que, em última instância, não depende totalmente de você, mas de Deus.
O salmo também diz que, sem Deus, todo trabalho é vão. Veja, ele não está dizendo que você tem de deixar de trabalhar. Pelo contrário, Deus mandou a gente trabalhar! Trabalho é coisa boa! Mas a sua satisfação não pode estar nisso. Se Deus não abençoar o seu trabalho, você vai se matar de trabalhar e, no fim das contas, a recompensa do trabalho não vai te trazer satisfação.
Veja, é inútil levantar cedo, dormir tarde, conseguir o pão com muito esforço, se a sua satisfação estiver nisso. Porque no final das contas, é uma satisfação muito pequena. E é algo que pode ser perdido a qualquer momento. Perceba quanta gente perdeu o emprego nessa pandemia! Quanta gente ganhou menos, vendeu menos, e agora passa por dificuldade financeira! Se a sua esperança estava em sua situação financeira, este é um momento desesperador!
Mas qual é a diferença disso para a vida daquele que é filho de Deus? Porque o crente também tem seus planos frustrados de vez em quando. Os crentes também sofrem calamidades e violência. E cristãos também passam por perdas financeiras. Qual é a diferença então?
A diferença você vê aqui: “aos seus amados ele o dá enquanto dormem”. Deus continua abençoando os seus filhos, mesmo quando eles dormem. Mesmo quando eles não estão trabalhando! Em última instância, o resultado de seu trabalho e a sua segurança não depende de você, mas de Deus.
E é exatamente por isso que o filho de Deus pode dormir! O crente pode descansar. Ele deita a cabeça no travesseiro e logo pega no sono. Nenhuma preocupação. Nenhuma ansiedade. Por quê? Porque aquilo que é uma má notícia para quem não conhece a Deus, é uma ótima notícia para o crente.
Para quem não conhece a Deus, saber que nada depende dele é desesperador! Saber que os seus planos, a sua segurança e o seu alimento não dependem unicamente dele é uma notícia terrível! Como assim? Se não depende de mim, depende de quem? Do acaso? Da sorte? De um vírus invisível e devastador?
Mas para o filho de Deus, é ótimo saber que não depende de nós, mas depende de Deus. É ótimo saber disso! Porque Deus é bom. Porque Deus ama os seus filhos. Porque Deus pode cuidar de tudo muito melhor do que nós podemos. Ai de mim, se dependesse de mim! Se dependesse de mim, eu já era!
O crente pode fazer planos, cuidar de si mesmo e trabalhar com tranquilidade, sabendo que, se Deus quiser, ele abençoará os seus esforços. E sabendo que, mesmo quando Deus tiver outros planos, Deus é bom e cuidará de nós!
Quando o Senhor edifica (v. 3-5)
Então nos versos 3 a 5 temos um exemplo daquilo que o salmista nos diz nos versos 1 e 2. Aqui nós temos uma ilustração, e eu quero que você veja assim, porque o princípio que esse salmo nos apresenta não é apenas para aqueles que tem filhos, mas para todos os que creem em Deus.
Filhos são um presente de Deus. A edificação de uma família é uma dádiva de Deus! Filhos são uma dádiva de Deus! É ele quem dá vida. É ele quem sustenta a vida. Filhos não são obra do acaso. Filhos não são frutos de um processo natural. Quando deixamos de pensar de um modo materialista e nos lembramos que Deus é quem sustenta todas as coisas, concluímos que é Deus quem dá filhos a quem ele quer!
E o SENHOR sustenta por meio dessa bênção. Veja, é importante lembrar do contexto de Israel. Em Israel não havia aposentadoria. Não havia INSS. Quem é que cuidava dos idosos na velhice? Os filhos é quem cuidavam. Eles sustentavam os seus pais idosos. E, por isso, era uma bênção ser um idoso com muitos filhos.
Então, imagine. Quando a pessoa não tinha mais força para trabalhar, não tinha mais futuro para planejar nem podia garantir a própria segurança, os seus filhos, esses presentes de Deus, é quem cuidava de todas essas coisas. E nós temos visto isso na prática! Muitos filhos cuidando de seus pais! Muitos filhos fazendo compras e levando mantimentos a seus pais idosos! Glória a Deus por isso!
O princípio aqui vale para todos. Deus é quem garante seu futuro. Deus é quem provê todas as coisas! E pode chegar um momento em que você fique sem emprego, sem dinheiro, doente, ou qualquer coisa do tipo. Nesse momento, lembre-se: o Senhor proverá! Pois nenhuma dessas coisas pode tirar a maior dádiva que ele deu a seus filhos, que é a salvação em Jesus Cristo! Deus está construindo o seu Reino! Ele está edificando a sua casa! E se você estiver em Cristo, então você está seguro!
Eu tenho uma mensagem para você que nesse momento está frustrado porque as coisas não estão indo do jeito que você queria. Se você é cristão, apegue-se às promessas de Deus! Você está seguro! Não fique ansioso, como se o seu futuro dependesse de você e de seus esforços. Não fique desesperado, como se o seu futuro dependesse do acaso. A verdade é que, de fato, você não tem o menor controle sobre a sua vida. Mas essa não deve ser uma má notícia para você. Na verdade, essa é uma ótima notícia! Porque quem tem o controle sobre a sua vida é Deus. Ele é soberano! E ele é bom! E o seu plano é bom.
Mas caso você não conheça a Cristo, saiba que você não está seguro. Você está em perigo. Nem seus planos, nem seu trabalho, nem suas medidas de segurança são capazes de lhe proteger. Pois a pior coisa que pode lhe acontecer não é perder o emprego ou pegar a COVID-19. A pior coisa que pode lhe acontecer é o sofrimento no inferno, por causa de seus pecados. Pois Deus está edificando um Reino. E você está fora dele. E a única maneira de entrar é entregando a sua vida a Jesus Cristo. Faça isso ainda hoje. Assim, você se tornará um filho de Deus. Assim, você poderá desfrutar do cuidado paternal de Deus. Somente assim você encontrará um propósito para a sua vida, que fará valer a pena todo o seu trabalho e esforço. Somente assim você será livrado da grande ruína.